cropped-logo-hori-site-1
/ /
Post
/

Dica 1 Celpe-Bras: Informe-se sobre os temas

Dica 1: Informe-se sobre os temas do Celpe-Bras

Conforme o INEP o Exame Celpe-Bras é realizado da seguinte forma: O Celpe-Bras 2021 compõe-se de duas partes: Parte Escrita e Parte Oral. A Parte Escrita é composta por quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua Portuguesa e que exigem do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de insumos diversificados.

O exame oral do Celpe-Bras

A Parte Oral consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos. 

É composta por duas etapas, sendo a primeira com duração de 5 minutos e a segunda com duração de 15 minutos, conforme informações abaixo: 

A primeira etapa consiste em uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição, e a segunda etapa consiste em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros, que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominadas Elementos Provocadores (fotos, cartuns etc.). Até aqui tudo bem né?

Mas o que são os Insumos utilizados no Exame Celpe-Bras?

Insumos são os materiais de áudio, vídeo e imagens utilizados para você interagir de forma escrita e falada sobre o assunto proposto. Os temas são os mais diversos, quase sempre atuais e relacionados aos aspectos culturais, políticos e ou sócio econômicos do Brasil. Por isso, a dica de hoje é informe-se. Na interação face-a face, ou seja, na avaliação oral, você terá a oportunidade de trazer informações externas mostrando o domínio e a capacidade de discorrer sobre um determinado tema.

Quais os temas que podem surgir no Exame Celpe-Bras?

Há uma diversidade de temas que podem aparecer como insumo ou elemento provocador no exame Celpe-Bras, entre eles: meio ambiente, sustentabilidade, qualidade e estilo de vida, hábitos de consumo, saúde, violência doméstica e muitos outros…

Como posso me atualizar sobre os temas do Exame Celpe-Bras?

Primeiro, siga-nos no instagram @falarportuguesbrasileiro (não esquece de  seguir-nos tá?) estamos realizando uma série de postagens sobre os temas do Celpe-Bras e sobre os elementos provocadores. A partir daí, te convidamos a comentar e utilizar o post como um insumo. Issó é ótimo para você exercitar o que sabe sobre o assunto. 

Outra forma, é ler notícias em alguns dos principais veículos de comunicação do país, que inclusive foram fonte de muitos insumos de tarefas do Celpe-Bras em anos anteriores. 

Vou deixar o link de alguns deles aqui abaixo:

ISTO É

FOLHA DE SÃO PAULO

ÉPOCA

VEJA



Juliana

Eu sou a fundadora do Falar Português Brasileiro. Além disso, sou especialista em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Formação de Professores para o Ensino de Português como Língua Estrangeira, título conquistado na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e. Ela acumulou uma ampla experiência internacional, trabalhando em diversos países, como Cuba, Timor-Leste e Paraguai, onde ministrou aulas de Português para estrangeiros e liderou a capacitação de professores na área de Português como Língua Estrangeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cursos

Preparatório Celpe-Bras

Português Todos os Dias

Aula Particular

Aula Particular no Brasil