cropped-logo-hori-site-1
/ /
Post
/

Como é o exame Celpe-Bras?

Veja como é aplicado o exame do Celpe-Bras

O Exame do Celpe-Bras acontece em duas etapas: A entrevista oral e a prova escrita. 

Como é a entrevista do Celpe-Bras?

A entrevista é conduzida pelo aplicador do exame. A Parte Oral consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos. É composta por duas etapas, sendo a primeira com duração de 5 minutos e a segunda com duração de 15 minutos. 

A primeira etapa é uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição, e a segunda etapa consiste em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros, que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominadas Elementos Provocadores (fotos, cartuns etc.).

Como é a parte escrita do exame do Celpe-Bras?

Parte Escrita é composta por quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua Portuguesa e que exigem do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de insumos diversificados. A Parte Escrita deverá ser realizada em até três horas.

Quantas vezes posso assistir o vídeo e ouvir o áudio?

O áudio e o vídeo serão apresentados duas vezes, sem interrupção  devendo o participante responder às tarefas no tempo total disponibilizado para a realização do Exame.

Quais são os postos aplicadores do Celpe-Bras?

O Inep irá disponibilizar em seu portal a relação dos postos aplicadores, assim como o limite de inscritos por posto de aplicação, isso mesmo! Há um limite de inscritos por posto aplicador.

Como devo me preparar para o Celpe-Bras? Assista ao vídeo para saber mais sobre a prova.


Inscrever-se no curso

https://youtu.be/q_BCvK2D5fI

Facebook

Twitter

LinkedIn

Telegram

Instagram


Youtube


Facebook


Twitter


Linkedin

   

Juliana

Eu sou a fundadora do Falar Português Brasileiro. Além disso, sou especialista em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Formação de Professores para o Ensino de Português como Língua Estrangeira, título conquistado na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e. Ela acumulou uma ampla experiência internacional, trabalhando em diversos países, como Cuba, Timor-Leste e Paraguai, onde ministrou aulas de Português para estrangeiros e liderou a capacitação de professores na área de Português como Língua Estrangeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cursos

Preparatório Celpe-Bras

Português Todos os Dias

Aula Particular

Aula Particular no Brasil